•  
 
 
 
 

 

Infraestrutura para Funcionamento

A área física em que se encontra localizada a FACULDADE INED DE RIO CLARO corresponde em área construída na ordem de 2.000 m2 .

Os recursos infra estruturais, tecnológicos e acadêmicos quanto às salas de aula, biblioteca, laboratórios, equipamentos, informatização e outros, tanto gerais quanto por áreas, são descritos a seguir:

3.1 Gabinetes de trabalho para professores Tempo Integral - TI

A Faculdade disponibiliza sala aos professores integrantes do NDE, com 8 m² equipada com mesas, cadeiras, computador conectado à rede de Internet, mesa para reunião com cadeiras e armários para arquivamento de documentos. Atendendo aos requisitos de disponibilidade de equipamentos em função do número de docentes, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

3.2. Espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos

A Faculdade disponibiliza uma sala no primeiro andar, com 9 m² destinada as atividades de coordenação e serviços acadêmicos, com mesa, cadeiras, armário e computador ligado à rede de Internet e que atende aos requisitos de dimensão, limpeza, conservação, equipamentos, gabinete individual para coordenador, número de funcionários, atendimento aos alunos e aos docentes.

3.3. Sala de Professores

A Faculdade possui espaço adequado no primeiro andar do prédio destinada a Sala de Professores medindo 25 m², com mesa para reuniões e cadeiras diversas, quadros de avisos, armários para guarda de material, escaninho de documentos, geladeira, computador ligado à internet para pesquisa e digitação de notas, facilitando flexibilização e comodidade dos mesmos no ambiente de trabalho. Atendem aos requisitos de disponibilidade de equipamentos em função do número de professores, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

3.4. Salas de Aula

As salas de aula somam 14 espaços, sendo que, variam de 58m2 a 65m2, com capacidade para 50 a 60 alunos, distribuídas da seguinte forma:

03 salas no 1º andar/bloco

11 salas no 2º andar/bloco

Dessas 14 salas 8 estão disponíveis para abrigar as turmas do Curso de Administração, que possuem boa dimensão, sistema de iluminação natural e artificial e espaços adequados para comportar turmas máximas de 50 alunos. As instalações são apropriadas à utilização dos recursos audiovisuais necessários à prática pedagógica. O mobiliário e os equipamentos estão devidamente adaptados à quantidade de alunos e às funções de ensino de modo a favorecer a necessária comodidade. Atendem aos requisitos de iluminação, limpeza, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

As condições deste espaço físico, quanto aos itens de salubridade, espaço das salas em relação professor/aluno, circulação, iluminação natural e artificial, ventilação e acústica, estão presentes no quadro, a seguir.

ESPAÇO FÍSICO DAS SALAS DE AULA

 

Salubridade

Apresentam condições propícias à saúde pública, em termos de arejamento oxigenação, higiene, e limpeza. Os ambientes são mantidos com serviços diários d limpeza, por equipe responsável por esta atividade.

Espaço

Dimensionadas na relação de 1,00 m2. por aluno, incluindo nesta metragem, a área de circulação e o espaço do professor

Iluminação Natural e Ventilação

Quanto à iluminação natural, todas as caxilharias foram dimensionadas seguindo as normas do Código Sanitário Estadual, garantindo assim a iluminação natural e ventilação

Iluminação Artificial

A iluminação artificial foi calculada atendendo as normas técnicas da ABNT, quanto à quantidade de lâmpadas (lux), em função do uso específico (sala de aula, biblioteca, laboratórios etc).

Acústica

As salas de aulas foram implantadas em um posicionamento adequado em relação ao distanciamento, garantindo um nível aceitável de ruído externo, não comprometendo o desempenho professor-aluno.

 

 


e

ESPAÇO FÍSICO DAS SALAS DE AULA

Salubridade

Apresentam condições propícias à saúde pública, em termos de arejamento, oxigenação, higiene, e limpeza. Os ambientes são mantidos com serviços diários de limpeza, por equipe responsável por esta atividade.

Espaço

Dimensionadas na relação de 1,00 m2. por aluno, incluindo nesta metragem, a área de circulação e o espaço do professor

Iluminação Natural e Ventilação

Quanto à iluminação natural, todas as caxilharias foram dimensionadas seguindo as normas do Código Sanitário Estadual, garantindo assim a iluminação natural e ventilação

Iluminação Artificial

A iluminação artificial foi calculada atendendo as normas técnicas da ABNT, quanto à quantidade de lâmpadas (lux), em função do uso específico (sala de aula, biblioteca, laboratórios etc).

Acústica

As salas de aulas foram implantadas em um posicionamento adequado em relação ao distanciamento, garantindo um nível aceitável de ruído externo, não comprometendo o desempenho professor-aluno.

3.5. Acesso dos alunos a equipamentos de informática:

O computador que é um equipamento de uso individual e simultâneo possui a seguinte relação equipamento/aluno: 1/2. A faculdade possui 02 laboratórios de informática com 25 máquinas cada um, disponíveis para aulas práticas, com softwares específicos e utilização livre para pesquisas. O mundo atual passa por uma revolução tecnológica muito grande levando todos à busca constante por atualização nesse campo, por isso temos a considerar que todas as possibilidades que a Instituição tiver de inovar e se revestir de uma melhor estrutura tecnológica a ser disponibilizada, será feita, pois hoje, essa abertura de universos e oportunidades de acesso deve ser oferecida a todos os alunos indistintamente

3.6. Bibliografia Básica:

A Bibliografia Básica prevista no Projeto Pedagógico do Curso de Administração, contempla 5 títulos, sendo um deles virtual por unidade curricular, disponibilizados na proporção de, pelo menos, um exemplar para a faixa de 13 a 19 vagas anuais. Estão tombados e informatizados e à disposição, para consulta, pesquisa e empréstimo, na Biblioteca da instituição.

O acervo é aberto, com acesso a todo material bibliográfico através de terminais de consulta, listagens e fichários. É permitido o empréstimo domiciliar para alunos e funcionários da instituição. No caso de usuários externos será permitida a consulta local. O acesso aos materiais audiovisuais é feito com a utilização de equipamentos dentro da biblioteca.

O acesso à internet é permitido apenas para alunos e funcionários e utilizado o sistema de reserva para uso da internet e dos equipamentos quando há muita procura. O usuário pode fazer solicitações e renovações via e-mail para a biblioteca.

A biblioteca tem seu acervo ampliado e atualizado principalmente de acordo com as solicitações dos professores. Dá-se prioridade ao aumento do número de exemplares para os livros textos de todos os cursos, tudo isso em conformidade com a verba orçamentária que é específica.

O acesso à internet é feito por diversos computadores de uso livre para os alunos e funcionários.

O Regulamento da Biblioteca está disponível na IES para consulta.

3.7. Bibliografia complementar

A Bibliografia Complementar prevista no Projeto Pedagógico do Curso de Administração contempla 5 títulos, por unidade curricular. Estarão à disposição, para consulta, pesquisa e empréstimo, na Biblioteca da instituição.

3.8 Periódicos especializados:

A IES disponibiliza periódicos virtuais (Nacionais e Internacionais) no site da IES (http://www.uniesp.edu.br/rio claro) para consulta e pesquisa.

3.8.1. Política Institucional para atualização e expansão do acervo

Para atender usuários potenciais da Biblioteca, os mecanismos de seleção e aquisição do acervo bibliográfico e audiovisual, tomam por base, tanto a bibliografia arrolada nos programas de ensino dos projetos pedagógicos, de cada um dos cursos da instituição, como as bibliografias recomendadas.

Além destes procedimentos, são ainda considerados, para seleção e aquisição destes materiais, as bibliografias básicas encaminhadas pelos Coordenadores dos Cursos à Biblioteca, sendo estas listas fruto de reuniões periódicas com professores e alunos de graduação e de pós-graduação.

Além destes critérios gerais, são levados em conta o perfil da Instituição e de seus usuários, em termos de demanda da informação.

3.8.2. Espaço físico

A Biblioteca possui ambiente adequado às atividades de prestação de serviços de informação, sendo que a iluminação, mobiliário, tonalidade de ambiente e comunicação visual, atendem aos padrões vigentes. O ambiente atual da Biblioteca possui os espaços necessários que estão dentro dos padrões utilizados para o fluxo de pessoas e facilidade de manutenção que o espaço requer.

A área atual totaliza 1002, sendo que a Biblioteca disponibiliza 10 terminais de acesso à Internet. Estes estão distribuídos em bancadas de fácil acesso aos alunos; possui também 6 mesas para consultas e trabalhos, 4 cabines de estudo individual; uma sala para estudo em grupo, localizada após a sala de acervo. A Biblioteca está localizada no térreo com fácil acesso para locomoção de pessoas com necessidades especiais.

3.9 Laboratórios didáticos especializados: quantidade

O Curso de Administração conta com a disponibilidade de Laboratórios de Informática totalmente equipados com computadores, ligados em rede com conexão à internet, infra-estrutura de segurança e plano de expansão física.

Os equipamentos de Informática, os equipamentos audiovisuais (projetores de multimídia, computadores, retroprojetores, telas reflexivas) também estão disponíveis na Instituição para servir aos alunos do Curso de Administração.

Estes espaços estão organizados de acordo com as necessidades do Curso e também com a demanda das atividades, assegurando condições de qualidade necessárias ao aprendizado e seguem políticas próprias de utilização e conservação.

3.10 Laboratórios didáticos especializados: qualidade

O Plano de Atualização Tecnológica e de Manutenção dos Equipamentos é aplicado nos serviços de conservação das instalações gerais e dos equipamentos Estes equipamentos ficam sob a guarda e responsabilidade de um responsável técnico capacitado que coordena o fluxo de alunos e a forma de utilização dos equipamentos.

3.11. Laboratórios didáticos especializados: serviços

A FACULDADE INED DE RIO CLARO se preocupa com a segurança dos equipamentos de informática, multimídia, áudio-visual, através de planejamento de infra-estrutura necessária, desde o primeiro semestre letivo até a conclusão do curso. Além disso, faz parte de seus projetos anuais aquisições/atualizações de novos softwares específicos, visando atender às necessidades didático-pedagógicas dos cursos.

 



 

 
 
 
UNIESP Solidária Biblioteca/
Publicações
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão
com Arte
Projeto Ambiental EAD Notícias Imprensa Trabalhe
Conosco