•  
 
 
 
 
 
Tecnólogo em Logística
 

Curso reconhecido pelo MEC - Portaria nº 690, de 02 de março de 2005.

Perfil Profissional:

O profissional de logística deve viabilizar a aceleração no suprimento das empresas, a racionalização na distribuição de seus produtos, concorrendo para a ampliação dos negócios e redução de seus custos; será capaz de planejar centrais de distribuição que visem suprir os clientes com maior eficiência, possibilitando a obtenção de vantagens nas negociações com a indústria; de criar estruturas que viabilizem as operações de recepção, de processamento e distribuição de mercadorias; de elaborar plano tático e operacional capaz de promover redução nos custos de processamento, maior agilidade na distribuição e ganho de velocidade na reposição de produtos.

Como a área de logística envolve várias etapas do processo produtivo, nosso profissional terá ainda conhecimentos em áreas associadas como marketing, finanças e produção.

Desta forma o profissional formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Logística terá competência para:

- Definir as condições de armazenagem, propiciando um fluxo controlado de recebimento e expedição de produtos , matérias primas e informações;
- Definir características de estocabilidade e montagem de carga;
- Reconhecer e aplicar normas de segurança do trabalho na operação;
- Descrever e criar indicadores de performance;
- Estruturar o desenho do local de operações e lay-out;
- Definir e implantar sistemas de gerenciamento;
- Desenvolver controles de fluxo de documentos fiscais e operacionais;
- Especificar regras e condições de manuseio;
- Classificar e normalizar perfil de veículos e cargas;
- Reproduzir condições de organização, limpeza e ordem;
- Transferir conhecimentos através de treinamento de pessoal operacional

Objetivos:

Tendo em vista o caráter estratégico assumido pela área de logística no cenário competitivo atual, o curso de Gestão de Logística tem por objetivo a formação de profissionais tecnicamente competentes, com conhecimentos adequados, possibilitando sua atuação nas três sub áreas que compõem a logística:

Logística de Abastecimento: responsável pela aquisição, recebimento e armazenamento dos bens materiais empregados na produção, incluindo funções como a administração de almoxarifados, compras e recebimento.

Logística Interna: responsável pelo planejamento e a programação da produção, gestão dos estoques e controle de qualidade.

Logística de Distribuição: responsável pelo processamento de pedidos, expedição, transporte e distribuição dos produtos.

Assim, o curso de Gestão de Logística se propõe a formar profissionais aptos a assumir funções específicas, de caráter operacional, bem como funções gerenciais, de escopo mais amplo.

Duração do curso: 2 anos (4 semestres).


Coordenador do Curso: Ari Ferreira Júnior.

 

 
 


 
 
 
UNIESP Solidária Biblioteca/
Publicações
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão
com Arte
Projeto Ambiental EAD Notícias Imprensa Trabalhe
Conosco