•  
 
 
 
 
 
Bacharelado em Administração
 


APRESENTAÇÃO: A administração representa, sem dúvida, uma das áreas profissionais mais promissoras da atualidade. Essa expectativa resulta de dois fatores: o crescimento das oportunidades de trabalho e, principalmente, a exigência de mão-de-obra qualificada. Todas as iniciativas pelo desenvolvimento econômico através da Administração envolvem o aproveitamento dos recursos naturais, materiais, tecnológicos e humanos, que necessitam de pessoal qualificado e condições técnicas capazes de garantir a sustentabilidade do negócio, o desenvolvimento da região, estado e país.

OBJETIVOS: Nos dias atuais, a Administração revela-se uma área do conhecimento humana muito complexa e cheia de desafios. O profissional de Administração pode trabalhar nos mais variados níveis de uma organização, desde a execução mais elementar até o nível de supervisão máxima. O administrador também pode atuar em setores especializados tais como: Produção, Finanças, Recursos Humanos, Informática, Marketing, etc. ou ainda, na Administração Geral, sendo que em cada nível ou especialização, as situações são altamente diversificadas.
A tarefa do Administrador aplica-se a qualquer tipo ou tamanho de Organização, seja ela uma grande indústria, uma rede de supermercados, uma escola, um clube, um hospital ou ainda uma empresa de consultoria ou de serviços.
A época complexa em que vivemos, na qual as mudanças e incertezas correspondem à tônica, tornou a Administração uma das mais importantes áreas da atividade humana e uma das mais requisitadas.
Os recentes acontecimentos mundiais colocaram para a Administração um grande desafio: o de competir externamente e simultaneamente liderar pessoas dentro das organizações no sentido de promover mudanças que eliminem condições impróprias à competitividade. Isto coloca para o homem contemporâneo a necessidade do trabalho em grupo e da habilidade para tomar decisões rápidas e consensuais.
A moderna Administração utiliza-se largamente de conceitos e princípios descobertos e utilizados nas diversas ciências, assim como as técnicas aplicadas às normas e procedimentos. O ensino de Administração tem sido, em todo o mundo, constantemente adequado às necessidades dos diversos países em relação ao enfoque, com alguns dando ênfase aos aspectos jurídicos e outros maiores atenções ao contexto político-cultural. No Brasil, os cursos de Administração são ministrados através de um currículo composto basicamente por três grupos distintos de matéria, contemplando aquelas de formação básica, as instrumentais (complementares) e as que visam à formação profissional, e voltada não somente para responder às necessidades do mercado de trabalho, mas também, para a promoção de novas ideias produtivas e sociais.
Não é mais possível se trabalhar com a ideia de que o administrador deva ser apenas um especialista em sua área de atuação ou então estar se preparando tão somente para gerir os negócios das grandes organizações.
Em primeiro lugar, é necessário visualizar que as organizações necessitam não só de um administrador, mas de vários, desde o nível de execução até o nível máximo de supervisão.
Depois, é necessário que o administrador seja um generalista, capaz de atuar como agente de mudanças e gerir sistemas organizacionais com espírito empreendedor. E aí está a grande diferença: a qualidade do profissional formado.
Em segundo lugar, é preciso reconhecer a enorme quantidade de micros, pequenas e médias empresas, carentes em sua maioria, de técnicas administrativas mais elaboradas, com uma infinidade de problemas necessidades que poderiam ser plenamente orientadas por profissionais especialmente preparados para compreender suas características e dificuldades, a fim de orientá-las na sua sobrevivência e crescimento em um mercado cada vez mais competitivo.
O curso proposto tem por finalidade perseguir esses objetivos, de forma a contribuir de forma decisiva para essa demanda específica do mercado de trabalho na Região. Além disso, um sistemático acompanhamento estará sendo realizado em todas as fases do aluno durante sua permanência no curso, estreitando-se os laços entre a formação acadêmica e a especialidade do mercado de trabalho. Há, inegavelmente, promissores horizontes tanto por parte do profissional no oferecimento de seu trabalho de conhecimento, quanto por parte da demanda organizacional que terá possibilidade de contar com profissionais de alto gabarito para a satisfação de suas  necessidades.
Diante dos fatos enumerados pela concepção do curso, o perfil proposto é o de “Oferecer aos acadêmicos, formação integral na área de administração, qualificando-os para atuar no mercado de trabalho e no meio social de forma diferenciada, compromissado com a contemporaneidade em que se insere”.

MERCADO DE TRABALHO: Nossa região, uma das mais desenvolvidas do país, espelha as necessidades do mundo do negócio, absorvendo cada vez mais profissionais qualificados, e o profissional de Administração tem sido um dos mais requisitados pelas empresas, pois podem contribuir no planejamento, organização, direção e controle das mais diversas atividades nas organizações desde a supervisão, gerência e direção de todos os segmentos (indústria, comércio e serviços). As áreas mais promissoras do administrador são: Logística, comércio exterior, recursos humanos e finanças.

PERFIL PROFISSIONAL:
"Bacharel, com sólida formação conceitual, capaz de exercer sua atividade profissional de forma crítica, transformadora e empreendedora com conhecimentos teóricos e práticos na área administrativa atuando no desenvolvimento, implantação, e / ou implementação de rotinas administrativas: planejamento, organização, direção, liderança e controle, consciente de seu papel na sociedade em relação à geração de emprego e renda, comprometido com as questões sociais e ambientais".

RESUMO: Para a formação de um novo perfil profissional é fundamental oferecer elementos que conduzam a uma atuação consciente, primeiro no sentido da transformação da pessoa e depois a manifestação de uma consciência crítica e criativa no sentido do novo profissional descobrir caminhos de atuação, com vistas a construção de um mundo mais justo e mais saudável.
Assim, o Projeto Pedagógico do Curso, apresenta uma proposta curricular capaz de oferecer ao futuro profissional conhecimentos, competências, experiências e vivências para uma atuação nos diferentes espaços abertos no atual mundo do trabalho, buscando:
•    integração entre a IES e mercado de trabalho;
•    utilização de novas tecnologias;
•    consolidação do processo de socialização;
•    fundamentação teórica;
•    capacidade de atuar como agente transformador;
•    formação profissional para criar, planejar, executar, gerir e avaliar situações profissionais específicas;
•    conhecimentos que capacitem o profissional a transposição dos conteúdos específicos para as situações profissionais;
•    flexibilidade curricular necessária para incorporar diferentes atividades em consonância com o constante avanço do conhecimento;
 

Nome do Curso:  Administração

Título Conferido: Bacharelado em Administração

Regime Escolar: Semestral

Duração Mínima: 8 semestres

Duração Máxima:12 semestres

Horário das aulas: Manhã e noite

Carga horária: 3000 horas.

 

Atividades Complementares: 200 horas.

Estágio Supervisionado: 300 horas.

 

 PROFESSORES :

BRUNO FABRIS ESTEFANES
ELEN DANIELE PAULINO
ROBERTO PALMA
MARIA DIRLENE DA SILVA CATTAI
DANILO ALBERTO MENDONSA
ELEN DANIELE PAULINO
DANILO ALBERTO MENDONSA
BRUNO FABRIS ESTEFANES
MARIA TERESA SOKOLOWSKI
CLAUDIA GIBERTONI
CARLOS ALBERTO MENDONSA JR


 



 
 
 
UNIESP Solidária Biblioteca/
Publicações
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão
com Arte
Projeto Ambiental EAD Notícias Imprensa Trabalhe
Conosco