Bibliotecas Digitais Brasileiras - Livros de Acesso Aberto
 
Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa
Projeto que visa oferecer recursos educacionais úteis para estudantes e professores desde o ensino infantil até o universitário, ajudando a suprir a carência de bibliotecas escolares no país e de materiais de qualidade em língua portuguesa na Internet, além de estimular o interesse pela leitura. Textos, imagens, sons, programas.
Apostilas do Telecurso 2000.
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/
Procedimentos: Clique em BUSCA e depois em MAPA DO SITE. Tendo dúvida, clique em AJUDA
   
Virtual Bookstore
Virtual Bookstore é um site de acesso livre a livros e literatura. Aqui você encontra centenas de livros completos da literatura Nacional e Internacional em formato eletrônico.
http://vbookstore.uol.com.br/index.shtml
Procedimentos: Busca por literatura brasileira, internacional, resumos e biografias.
   
Portal Domínio Público: Biblioteca Digital desenvolvida em software livre
Lançado em novembro de 2004, com um acervo inicial de 500 obras. Permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos.Seu principal objetivo é promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou com sua divulgação devidamente autorizada.
http://www.dominiopublico.gov.br
Procedimentos: Permite 3 tipos de pesquisas: Básica - por Conteúdo ou por Autor.
Consulte "Obras Mais Acessadas". Tendo dúvida, clique em AJUDA
   
Biblioteca Nacional Digital Brasil
Disponibiliza livros, periódicos e textos na íntegra.Além do Acervo Local disponibiliza as Monografias do Curso AGINTEC, documentos institucionais e Links que dão acesso à conteúdos.
http://bndigital.bn.br/
Procedimentos: Acessibilidade a conteúdos digitais em interface de pesquisa amigável. Acesso a conteúdos, imagens, sites, currículos e Resumos.
   
FGV - CPDOC. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Abriga conjuntos documentais relevantes para a história recente do país e desenvolve pesquisas históricas. Os documentos do CPDOC constituem o mais importante acervo de arquivos pessoais de homens públicos do país, integrado por mais de 170 fundos, totalizando cerca de 1,8 milhão de documentos.O Programa de História Oral, com depoimentos de personalidades que atuaram no cenário nacional, tem mais de 4.000 horas de gravação, correspondentes a cerca de 800 entrevistas.
http://www.cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/
Procedimentos: Busca por autor, título e assunto, no conjunto dos trabalhos do
Centro. Consulta gratuita mediante cadastro.
   
Bibliotecas Virtuais Temáticas
As Bibliotecas Virtuais Temáticas são desenvolvidas por meio da parceria do IBICT com Instituições que desejam organizar e difundir seus conteúdos temáticos. Por isso, a sua abrangência é determinada juntamente com a Instituição parceira. Todas as Bibliotecas Virtuais Temáticas são construídas segundo um mesmo padrão de informação.
http://prossiga.ibict.br/bibliotecas/
Procedimentos: As Bibliotecas Virtuais Temáticas estão listadas em ordem
alfabética. Escolher a(s) que melhor cobre(m) o assunto de seu interesse
   
Páginas Brasileiras: Ciência, Tecnologia e Educação:
Portal de informações que se integra ao conjunto de serviços de informação, comunicação e educação à distância do Programa Prossiga.É constituído por um banco de dados de localizadores de informações dos mais importantes sites brasileiros que tratam das atividades de ciência e tecnologia das Instituições de Pesquisa, Institutos de Tecnologia e Universidades brasileiras.
http://www.prossiga.br/paginasbrasileiras/
Procedimentos: Clique em COMO USAR
   
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Brasileiras
O modelo da BDTD integra duas iniciativas: a de registro bibliográfico e a de publicação eletrônica de teses e dissertações existentes nos acervos das IES brasileiras.
http://bdtd.ibict.br/
Procedimentos: Clique em BUSCA AVANÇADA.
   
Bases de Dados Brasileiras na Internet
Este serviço reúne informações referenciais e acesso à bases de dados produzidas no País e utiliza a seguinte classificação: dados científicos, dados estatísticos, eventos, imagem e multimídia, instituições de C&T, legislação, pesquisadores e especialistas, produção científica, catálogos de bibliotecas e arquivos pessoais.
http://www5.prossiga.br/basesdedados/
   
Virtual Books Online
Acesso livre a livros eletrônicos em várias línguas.
http://virtualbooks.terra.com.br
Procedimentos: Usa as ferramentas WinZip e Acrobat Reader para ler os livros.
   
Fundação Biblioteca Nacional: Acervo Digital
http://www.bn.br/portal/
   
Biblioteca Digital de Peças Teatrais
BDTeatro é uma biblioteca digital do Banco de Textos Sandro Polloni, que faz parte do acervo da Biblioteca Central da Universidade Federal de Uberlândia UFU.
http://www.bdteatro.ufu.br/
Procedimentos: Pesquisa por Autor/Tradutor, Título, Assunto, Gênero, Resumo, Número de personagens, Atos ou Cenas - ou - através de pesquisa no texto completo das peças.
   
Bibliotecas Virtuais de Notáveis da C&T no Brasil
Apresenta uma galeria de pesquisadores considerados notáveis por sua contribuição ao desenvolvimento científico nacional. Novos nomes serão incluídos periodicamente.
http://www.canalciencia.ibict.br/notaveis/
   
E-Books & Cultura
eBooks [ livros eletrônicos ] de diversos assuntos e em formatos variados
http://www.ebookcult.com.br/
   
Biblioteca Jurídica Virtual BUSCALEGIS
Criada em 1997 através do laboratório de informática jurídica da Universidade Federal de Santa Catarina. Seu objetivo é facilitar o acesso a trabalhos científicos relativos às diversas áreas do direito.
http://buscalegis.ufsc.br/
   
Biblioteca Virtual do Centro de Documentação e Informação da FAPESP
Missão: obter excelência na provisão e promoção da informação referencial da produção científica e tecnológica gerada com apoio financeiro da FAPESP e/ou com sua participação.Objetivo: contribuir para a preservação e disseminação da memória institucional da FAPESP.
http://fapesp.bvs.br/
Procedimentos: Está organizada em duas partes principais: 1) Fontes de Informação e 2) Programas de Inovação Tecnológica da FAPESP. Sobre recursos de pesquisa, consulte o Tutorial de Navegação e Pesquisa.
   
Biblioteca Digital da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento
Vasto acervo sobre o tema Gestão do Conhecimento, de autores nacionais e internacionais, sendo um referencial de pesquisa na área.Material disponível para os usuários cadastrados no site da SBGC.
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/portal/DesktopDefault.aspx?TabID=3430
   
BIBLIOTECA DIGITAL - Instituto de Estudos Brasileiros - USP
A proposta desta biblioteca digital é criar uma ampla base de dados sobre o pensamento científico brasileiro entre os séculos 16 e 19. Desde o final de 2005, quando o projeto de digitalização teve início, mais de 50 obras já foram disponibilizadas na internet. "Essa é a maior biblioteca de obras raras digitalizadas na USP. Por serem livros de grande valor acadêmico, nossa intenção é facilitar o acesso para o maior número de pessoas interessadas. É uma forma que encontramos para democratizar o conhecimento do Brasil colônia", disse Márcia Moisés Ribeiro, coordenadora do projeto e pesquisadora do IEB. No site do IEB, as páginas da coleção podem ser visualizadas em duas versões: a original, que mostra a imagem do papel com manchas e imperfeições, e para impressão, em que a imagem foi devidamente tratada.
http://www.ieb.usp.br
 
 
 
Portais e Vortais
 
Portais Temáticos
Os Portais agregam informações, aplicações e serviços relevantes ao tema do Portal, por meio de uma única interface.Temas: Amazônia, Arquitetura e Urbanismo, Biodiesel, Fome e Segurança Alimentar, Marketing da Informação, Recursos Hídricos e Minerais.
http://prossiga.ibict.br/portais/
Procedimentos: Clique no Portal de seu interesse.
   
Vortais de Arranjos e Cadeias Produtivas
Vortais são Portais Verticais, ou seja, são mecanismos de busca especializados, que se concentram em uma única categoria de informação e tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento da capacidade competitiva de pequenas e médias empresas por meio do oferecimento, via Web, de conjunto de informações e de veículos de comunicação.
http://prossiga.ibict.br/vortais/
Procedimentos: Nos Vortais de Arranjos Produtivos são apresentadas informações brasileiras sobre o setor econômico coberto pelo serviço. Os Vortais de Arranjos Produtivos apresentarem informações de setores produtivos que já têm sua cadeia produtiva consolidada.
 
 
 
Publicações Avulsas - Acesso Aberto
 
Wikipédia: a enciclopédia livre (http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal)
A Wikipedia é uma mega enciclopédia online, criada em 2001 por dois norte-americanos. Desde então, ela é escrita apenas por voluntários na internet. Pode ser editada por qualquer pessoa e recebe atualizações constantes. Por isso, é conhecida pela rapidez das informações. Os últimos acontecimentos políticos do mundo, por exemplo, são atualizados quase que imediatamente. Estão reunidos na Wikipedia cerca de 3,1 milhões de artigos em 205 línguas e dialetos, inclusive em Português. É possível encontrar informações por meio do recurso de busca, e links que levam o internauta a outras abordagens e temas relacionados.
Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/centralvideos.php?VideoID=597
   
Flora Brasiliensis - Martius
A Flora Brasiliensis foi produzida entre 1840 e 1906 pelos editores Carl Friedrich Philipp von Martius, August Wilhelm Eicher e Ignatz Urban, com a participação de 65 especialistas de vários países. Contém tratamentos taxonômicos de 22.767 espécies, a maioria de angiospermas brasileiras, reunidos em 15 volumes, divididos em 40 partes, com um total de 10.367 páginas.
http://florabrasiliensis.cria.org.br/index
   
Atlas de Saúde do Brasil
A partir de 24/8 está disponível, no site do Ministério da Saúde, o Atlas de Saúde do Brasil, com informações sobre mortalidade, morbidade e imunizações. O serviço é aberto e gratuito. A idéia do Atlas é dar visibilidade ao painel da saúde no país, facilitando a compreensão dos dados.O Atlas terá apenas versão eletrônica, na internet, e será direcionado a estudantes, profissionais de saúde e gestores públicos. O projeto é fruto de parceria de órgãos ligados ao Ministério da Saúde com outras instituições, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que forneceu dados populacionais. Disponibiliza indicadores produzidos de 2000 a 2006. As informações são distribuídas por estados ou municípios.
 
 
 
Bibliotecas Digitais Estrangeiras - Livros de Acesso Aberto
 
The World Wide Web Virtual Library
VL é o mais antigo catálogo da web. Foi iniciado por Tim Berners-Lee, o criador do HTML, e da própria web, em 1991, no CERN, em Geneva.
http://vlib.org/
   
The European Library - A Biblioteca Europeia
Busca simultânea nos acervos de livros, periódicos (digitais ou não) de 45 Bibliotecas Nacionais Européias. A busca é gratuita e recupera publicações de acesso livre e as de acesso restrito, que são liberados somente mediante pagamento.
http://www.theeuropeanlibrary.org/portal/index.html
   
Project Gutenberg Electronic Public Library
Livros, CDs, DVDs, Audio E-books, Partituras, Filmes, etc. de domínio público. Com 30 anos de existência, o Projeto Gutenberg traz obras em 16 diferentes idiomas. Seu acervo é composto por literatura universal, arquivos de música e ilustrações.
http://www.gutenberg.org/
Procedimentos: Pesquisa por Autor, Título, Língua ou últimos livros postados.
   
Books Google
Recupera a referência e/ou o livro em texto integral, de acesso gratuito, caso ja esteja em domínio público.
http://books.google.com
Procedimentos: Quando não estiver disponível em texto integral, remete aos catálogos de Bibliotecas. Utilize a BUSCA AVANÇADA.
   
Bibliomania
Livre à literatura e com mais de 2000 textos clássicos. Notas dos livros, biografia dos autores, sumários dos livros e obras de referência.
http://www.bibliomania.com/
Procedimentos: Pesquisar por autor ou título. Digitar palavras do título entre aspas duplas.
 
 
 
Metabuscadores em Catálogos de Bibliotecas Híbridas
 
UNIBIBLIWEB - CRUESP/Bibliotecas
Busca unificada nos catálogos Dedalus/USP, Acervus/UNICAMP e Athena/UNESP. O UnibibliWEB usa a tecnologia de comunicação especializada da área biblioteconômica, denominada Z39.50, cuja aplicação permite a interoperação dos catálogos eletrônicos dos Sistemas de Bibliotecas. Pesquisa simultânea nas 92 bibliotecas das Redes do CRUESP/Bibliotecas.
http://www.cruesp.sp.gov.br/bibliotecas
   
Catálogo Coletivo Regional de Livros do Estado de São Paulo
Portal de busca unificada em diversas bibliotecas do Estado de São Paulo.
http://www.sibi.usp.br/ccl
   
CCN - Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos
Localiza qual biblioteca brasileira possui determinado fascículo de um periódico impresso.
http://www.ct.ibict.br/ccn/owa/ccn_consulta
Procedimentos: Pesquisa pelo Título do Periódico.Indica as coleções das bibliotecas que possuem o título e quais são Bibliotecas Base do COMUT.
   
Google Acadêmico
Artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas.Ajuda a identificar as pesquisas mais relevantes do mundo acadêmico.
http://scholar.google.com.br
Procedimentos: Classifica os resultados de pesquisa segundo a relevância, isto é, a freqüência com que foi citado em outras publicações acadêmicas. As referências mais úteis são exibidas no começo da página.
   
Biblioteca Digital Brasileira
Propõe-se a integrar em um único portal os mais importantes repositórios de informação digital de forma a permitir consultas simultâneas e unificadas aos conteúdos informacionais destes acervos.
http://www.ibict.br/secao.php?cat=Biblioteca%20Digital%20Brasileira
Procedimentos: Clique em METABUSCADOR da BDB.
   
Rede BIBLIODATA
Rede cooperativa de Bibliotecas brasileiras que tem seus acervos representados no Catálogo Coletivo Bibliodata, realizam a catalogação cooperativa e compartilham produtos e serviços, visando a redução dos custos, além de promover a difusão dos acervos bibliográficos de suas instituições.
http://www2.fgv.br/bibliodata/
Procedimentos: Clique em Pesquisa bibliográfica. Preencher cadastro registrando uma senha para acesso gratuito ao catálogo.
 
 
 
Portais de Periódicos de Acesso Livre
 
Scielo
Scientific Electronic Library Online - SciELO - é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.Tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.
http://www.scielo.br
Procedimentos: A interface SciELO proporciona acesso à sua coleção de periódicos através de uma lista alfabética de títulos, ou por meio de uma lista de assuntos, ou ainda através de um módulo de pesquisa de títulos dos periódicos, por assunto, pelos nomes das instituições publicadoras e pelo local de publicação. A interface também propicia acesso aos textos completos dos artigos através de um índice de autor e um índice de assuntos, ou por meio de um formulário de pesquisa de artigos, que busca os elementos que o compõem, tais como autor, palavras do título, assunto, palavras do texto e ano de publicação. Clique nas opções marcadas com links no topo da página para ter acesso às páginas correspondentes.
   
Periódicos Acesso Livre
A CAPES disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na Internet selecionados pelo nível acadêmico, mantidos por importantes instituições científicas e profissionais e por organismos governamentais e internacionais.
http://acessolivre.capes.gov.br/
   
LivRe! - Portal para periódicos de livre acesso na internet
Desenvolvido pela CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear, através do CIN - Centro de Informações Nucleares.Os periódicos incluem revistas científicas (journals), revistas de divulgação científica (magazines) e boletins técnicos (bulletins/newsletters).
http://livre.cnen.gov.br/Default1024.asp
Procedimentos: Além da apresentação dos periódicos por letra inicial do título, podem ser feitas buscas por palavras do título e por área do conhecimento segundo a classificação do CNPq. Busca somente de títulos avaliados pelos pares (peer-reviewed) e/ou somente títulos indexados em alguma fonte secundária.
   
DOAJ - Directory of Open Access Journals
Cobre periódicos científicos e acadêmicos de acesso livre ao texto completo. Cobre qualquer assunto e qualquer língua.
http://www.doaj.org/
   
CrossRef Search
Pesquisa simultânea em coleções de periódicos de diversas editoras renomadas utilizando ferramenta Google.
http://www.blackwell-synergy.com/servlet/useragent?func=showSearch&type=external
Procedimentos: Pesquisa por título do periódicos ou pela área de assunto que cobre.